segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Filme O Tempo e o Vento terá premières regadas a vinhos da Campanha Gaúcha


                                 Um vinhedo na Campanha gaúcha
                                  Foto Silvia Tonono
O lançamento de O Tempo e o Vento, adaptação para o cinema da maior obra de Erico Verissimo, foi brindado com vinhos gaúchos. Patrocinador do filme de Jayme Monjardim, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) levou os produtos de 13 vinícolas da região da Campanha Gaúcha, onde foi filmado o longa, para as três sessões de estreia. As premières foram realizadas dias 11, no complexo Cinemark Downtown, no Rio de Janeiro, e 12, no Complexo Cinemark Eldorado, em São Paulo. No dia 18, será no GNC Praia de Belas, em Porto Alegre (RS). 
Os mais de 5 mil convidados  foram recebidos com um welcome drink. A bravura, ousadia e personalidade forte dos personagens de Veríssimo harmonizam perfeitamente com os vinhos elaborados na Campanha  degustados pelos convidados antes da exibição cinematográfica. “O Tannat, variedade emblemática da região, é uma uva rústica, difícil de lidar, mas bem manejada, resulta em um vinho bem estruturado, bastante agradável, mas de caráter marcante, característica verificada nos personagens principais. Já a performance do Merlot se destaca pela postura elegante, algo verificado na época em que se passa a história, tal como o Cabernet Sauvignon, que traz em si a identidade e tipicidade da região. Por outro lado, o Sauvignon Blanc, com sua jovialidade e aromas frutados, representa a ousadia da juventude, que desafiou princípios estabelecidos no período”, compara o presidente da Associação dos Vinhos da Campanha, Afrânio Moraes Filho. 
 A ação promocional do projeto Vinhos do Brasil teve a presença de atores do filme, e os vinhos foram servidos em taças personalizadas oferecidas aos convidados com apoio da Boccati Vinhos e Presentes. 
Conforme Diego Bertolini, gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, o patrocínio do Ibravin visa fortalecer a imagem do vinho nacional no Brasil e no Exterior. “O vinho sempre teve uma relação muito forte com o Rio Grande do Sul, e essas ações promocionais ajudarão a projetar a região da Campanha, que responde por 15% da produção de uvas viníferas no Estado”, destaca Bertolini. 
Para o presidente da Associação Vinhos da Campanha, Afrânio Moraes Filho, a iniciativa se configura em uma excelente oportunidade para promover a região. “O filme tem tudo a ver com a Campanha. Ficamos honrados em poder participar. A região tem se consolidado como polo vitivinícola, não só pela quantidade, mas também pela qualidade dos vinhos produzidos aqui.” 
A superprodução brasileira tem no elenco grandes nomes do cinema nacional, entre eles Fernanda Montenegro, Paulo Goulart, Cleo Pires, Thiago Lacerda e Marjorie Estiano e estreia em todo o Brasil no dia 20 de setembro. O trailer pode ser assistido no link http://www.youtube.com/watch?v=K_z1uhHdkgE.
O longa metragem dirigido por Jayme Monjardim é baseado na maior obra do escritor Erico Verissimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. 
O livro é uma profunda discussão sobre o significado da existência e da resistência humana diante das guerras. Por isso, para a adaptação cinematográfica, o diretor tomou como estrutura narrativa o olhar feminino da quase centenária Bibiana Terra Cambará. Em meio ao cerco do casarão de sua família pelos Amarais, ela se valerá de sua memória, sempre deflagrada em noites de vento, para lembrar e contar sua história e as de seus antepassados. E, assim, resistir ao tempo e protestar contra a morte. O filme é uma produção de Rita Buzzar da Nexus Cinema e Vídeo, Panda Filmes e Globo Filmes, com distribuição da Downtown.
Ao mesmo tempo em que abrigam alguns dos mais antigos vinhedos do Brasil, as planícies e colinas da Campanha do Rio Grande do Sul, já na fronteira com o Uruguai, vêm recebendo jovens e audaciosos investimentos na produção de vinhos finos de alta qualidade. Essa região vem se destacando como uma das grandes apostas do setor no país. Os dias longos, com grande período de luminosidade para as plantas, e a grande variação de temperatura entre o dia e a noite beneficiam o cultivo das videiras. As condições favoráveis são complementadas pelo solo, rico em granito e calcário. 
Vinícolas apoiadoras do coquetel de lançamento do filme O Tempo e o Vento:
Batalha Vinhas e Vinhos
Bodega Sossego
Campos de Cima
Cooperativa Nova Aliança
Cordilheira de Santana
Dunamis Vinhos
Guatambu Estância do Vinho
Irmãos Camponogara
Miolo WineGroup
Rio Velho Vinhos Finos
Vinícola Almadén
Vinícola Peruzzo
Vinhedo Routhier e Darricarrère


Nenhum comentário: