segunda-feira, 18 de julho de 2016

A clássica e encantadora Cabernet Sauvignon


 Vinícola Zanella, de Linha Almeida, em Antonio Prado (RS), está divulgando as características da uva Cabernet Sauvignon, com a qual elabora três excelentes vinhos. Considerada a rainha das uvas, a Cabernet Sauvignon está em toda parte. Além do nome sugerir sua origem os aromas de frutas vermelhas da Cabernet Sauvignon lembram a Cabernet Franc e os de ervas frescas nos remetem facilmente à Sauvignon Blanc.
Hoje, a Cabernet Sauvignon é a principal uva tinta vinífera do Brasil, ao lado da Merlot. Está em todas as regiões vinícolas brasileiras e tem diferentes características devido à sua adaptação aos terroirs. Na Serra Gaúcha, os varietais de Cabernet tendem a ter um estilo mais europeu, com menor grau alcoólico, delicada estrutura e mais cor.
A Vinícola Zanella cultiva suas próprias castas, possibilitando o controle diário da evolução das mesmas nos vinhedos. A Cabernet Sauvignon ocupa 15% da área cultivada pela Vinícola e trás consigo as características específicas do terroir de origem.

Os Cabernet Sauvignons da Zanella são: Zanella Cabernet 2012, com características de um vinho de guarda que passa por carvalho, se mostra elegante e complexo, tanto no paladar quanto no seu aroma: o Villa de Vinhas Cabernet 2010, elaborado com uvas cultivadas na Vila de Vinhas que se forma ao entorno da vinícola, este cabernet apresenta cor viva e intensa, com aromas finos e elegantes de sabor encorpado e persistente; e Surrender Cabernet 2010, vinho leve e jovem. Seus aromas são frutados e no paladar é equilibrado.                            

Nenhum comentário: