segunda-feira, 4 de julho de 2016

Rinaldo Dal Pizzol será homenageado com a Medalha do

Rinaldo Dal Pizzol é bom de vinho, de pesquisa, de história e de texto
                               Fabiano Mazzotti/D/JN

Uma homenagem à vitivinicultura gaúcha na Sessão Plenária Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul na próxima terça-feira, 5 de julho, a partir das 14 horas, também proporcionará a outorga da Medalha do Mérito Farroupilha a Rinaldo Dal Pizzol, diretor da Dal Pizzol Vinhos Finos, pelos relevantes serviços prestados à cadeia produtiva do vinho. A Medalha, que acompanha a Roseta e a Barreta do Mérito Farroupilha, é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Gaúcho e tem por fim homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham se tornado merecedores de reconhecimento do Estado. O expediente “A importância social, econômica e cultural da vitivinicultura gaúcha” foi proposto pelo deputado Sérgio Turra e aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da casa.
 Rinaldo Dal Pizzol é natural de Bento Gonçalves (RS) e formado em Ciências Econômicas. Desde 1960 foi diretor de empresas do setor vinícola. Presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e foi vice-presidente da Festa Nacional do Vinho, em Bento Gonçalves, e da Festa Nacional do Champanhe, em Garibadi.  

Atualmente, além de dirigir a Dal Pizzol Vinhos Finos, junto com o irmão Antônio Dal Pizzol, Rinaldo preside o Instituto R. Dal Pizzol, responsável pela constituição do Ecomuseu da Cultura do Vinho que abriga entre outros atrativos o Vinhedo do Mundo, uma bem organizada coleção ampelográfica privada de videiras, em campo, com cerca de 400 variedades e a sala de exposição permanente de objetos históricos ligados ao vinho, disponíveis para visitas na Rota Cantinas Históricas, localizada em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves (RS).

Nenhum comentário: